(Var.) Sin. Bot. (M. emarginata D.C)
A aceroleira é originária das Antilhas e cultivada em escala comercial em Porto Rico, Havaí e Jamaica. Fruta atrativa pelo seu sabor agradável e destaca-se por seu reconhecido valor nutricional. No Brasil, há relatos que a introdução da fruta, foi a partir do inicio do século XX, no estado de Pernambuco.
O cultivo de acerolas, nos últimos anos, teve um forte crescimento, sendo hoje uma importante cultura, principalmente para a economia da região Nordeste, assim como um impulso para a agroindústria de polpa de frutas congeladas. Com suas variedades, cerca de 40 espécies, encontra-se presente nas residências de área urbana de todo o país. Sua popularidade é devida as suas propriedades, estudos indicam a concentração de vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e principalmente vitamina C, que em algumas variedades, chega a ser de até 5 000 miligramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser cem vezes superior ao da laranja ou dez vezes ao da goiaba. Muito rústica e resistente, se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semi-áridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cores que vai do vermelho ao vinho, passando pelo um tom alaranjado.
Parecida com a pitanga, à área de cultivado no Brasil é estimado em cerca de 10.000 ha, sua importância econômica é objeto de estudos por nutrólogos e outros estudiosos da fruticultura.
Vejam nos links abaixo, informações importantes sobre a fruta:
Disponível para downlord: http://www.ufpel.tche.br/faem/agrociencia/v12n4/artigo02.pdf
Disponível para consulta: http://www.ceplac.gov.br/radar/acerola.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário