ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

sábado, 4 de setembro de 2010

AÇAÍ (Euterpe oleracea, Mart.)


(Euterpe oleracea Mart.)
Família: Arecaceae

Fruta que mereceu atenção pelos nutrólogos a partir da década de 1980, tendo em vista o seu alto teor nutritivo. Originária da Amazônia, especificamente próximos as várzeas da região, expandindo-se para a Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, como em Trinidad e Tobago e nas bacias do Pacífico.
Palmeira muito semelhante à espécie juçara (Euterpe edulis, Mart.) originária da Mata Atlântica, como diferença entre as espécies, é que a juçara tem somente um caule, mas os açaís crescem em touceiras de 4 a 8 estipes (troncos de palmeira) e podendo chegar até uns 20 metros em algumas regiões ou introduzidas no plantio de sistema agroflorestais. Da palmeira, tudo se aproveita: os frutos (alimento e artesanato), as folhas (coberturas de casas, trançados), a estipe (ripas de telhado) e das raízes, segundo estudos, sendo utilizado como vermífugo e remédio anti-hemorrágico e palmito que não é muito apreciado de algumas cultivares.
Popularizou-se pelo país como alimento, aumentou sua importância na dieta da população brasileira, mais seu consumo, remonta segundo alguns autores, aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na região Amazônica, mas em outros estados, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos noventa.
Algumas espécies conhecidas possuem algumas características, tais como:
Açaí-chumbo (Euterpe molissíma, Barb. Rodr.) ou (E. caatinga, Spruce.), com estipes delgadas e isoladas. Os frutos não são aproveitados, pois oferece bom palmito;
Açaí-mirim (Euterpe japapuensis, Barb. Rodr.), os frutos pode ser utilizados na produção de vinhos;
Açaí-pardo (Euterpe badiocarpa, Barb. Rodr.), muito comum nas florestas, as estipes são flexíveis e isolados, o fruto é maior entre as espécies, muito saboroso, é utilizado na indústria de refrigerantes.
Na cultura popular, o nome açaí, vem do tupi, que significa fruta que chora.
Consumido na forma de bebidas, doces, geléias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de um trançado de folha amarrado aos pés. A forma tradicional pelos povos da Amazônia e de tomar o açaí gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado.
Atualmente, o açaí é de grande importância para a sua região de cultivo em virtude de sua utilização constante por grande parte da população, principalmente os ribeirinhos. Nas condições atuais de produção e comercialização, a obtenção de dados exatos é quase impossível, devido à falta de controle nas vendas, bem como à inexistência de uma produção racionalizada, uma vez que a matéria-prima consumida se apóia simplesmente no extrativismo e comercialização direta.



2 comentários:

  1. ô João

    manda pra mim uma semente de Açaí rapaz. Eu moro aquí em Alagoinhas na bahia e meu CEP é 48020 580. Eu prometo que eu te reembolso quanto tú gastou.só umas 3 se tiver.

    Rivaldo
    santaseara@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rivaldo, obrigado por nos visitar.
    Acho que você deve procurar A CEPLAC ai em seu estado, ou ainda, um técnico da EMATER. Seria mais economico e o técnico fará orientações sobre plantio e manejo.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir