ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

domingo, 25 de julho de 2010

Frutas de A á Z (Origem, classificação botânica e benefícios)

Algumas frutas que serão listadas aqui, não são consideradas "frutas comestíveis in natura". Note que muitos frutos (do ponto de vista biológico) são considerados como legumes na culinária, por exemplo, o tomate (Lycopersicon esculentum) que vai aparece em nossos pouts.
As frutas que serão descritas é na acepção corrente da palavra "frutas" e não na acepção científica, pois o morango (Frangaria vesca), por exemplo, não é considerado como uma fruta na biologia.
Tanto “fruto” quanto “fruta” é termo correto, porém de acordo com o Dicionário Aurélio, "fruto" é um termo botânico que designa um órgão gerado por vegetais que produzem flor, a partir da fecundação e desenvolvimento do ovário. Quanto à fruta, aparece como "designação comum aos frutos e pseudofrutos".
A formação de frutos ocorre nas plantas mais complexas do Reino Metaphyta, que são as Angiospermas. A transformação do ovário em fruto é induzida por hormônios liberados pelos embriões em desenvolvimento. Alguns frutos são formados sem haver polinização das flores, sendo denominados frutos partenocárpicos, como a banana (Musa spp.) que não têm sementes.
As Angiospermaes, nome comum às plantas que contem flores. Constituem a forma de vida vegetal dominante. O elemento mais característico das Angiospermas é a flor, cuja função é assegurar a reprodução da planta mediante a formação de sementes. Estas são formadas a partir de um óvulo envolvido por um ovário que, conforme cresce a semente fecundada, se desenvolve até converter em fruto. As Angiospermas dividem-se em duas classes: Magnoliopisida e Liliopsida, conhecidas como dicotiledônea e monocotiledônea
A cada semana, publicaremos um exemplar em ordem alfabética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário