ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

domingo, 12 de junho de 2011

BABACO (Carica candamarcensis Hook)


Caricácea de clima subtropical. Não é certa a sua real origem (autóctone), a dispersão é pelo mundo, sobre tudo, em países de baixa temperatura e de altitude entre 1500 a 2500 metros, podendo ser encontrada até a 3000 metros (Equador e Colômbia). No Brasil, com pouca literatura, nada se sabe cientificamente dessa fruta.
No equador acreditam-se existir dois híbridos naturais, os Carica stipulata e Carica pubescens, encontrados e cultivados no planalto central desse país.
Não há variedades conhecidas, se não, fruta hibrida com a espécie C. pentagona Heilbr que muito assemelha ao mamão e se diferencia apenas pelo tamanho (seleção), mais não alterando o sabor pouco adocicado (meio ácido) é o que afirma alguns “artigos”.
Existem espécies com taxonomia confusa, estudos pouco difundidos e fontes não seguras para pesquisas, no que se sugere aprofundamento em estudos botânicos, tais como as: Goudotiana carica; Monoica carica; Toronchi pubescens; Stipulata carica e Vasconcella monóica (Desf).

Com a introdução e cultivo no sul da Califórnia desde a década de 1970, recentemente introduzido na Nova Zelândia, onde é cultivada comercialmente; em Israel e em outros do Oriente Médio, a fruta está sendo cultivada em estufas. Mais não se sabe a expansão, trato cultural e tipo de solo, bem como, a produção nestes países.

Cresce até 6 metros de altura, com tronco ereto, apresenta cicatrizes semelhantes ao mamão, foliares típicos de outras caricaceas. A espessura do tronco está associado ao vigor da planta.
Folhas grandes, palmadas, tem reforços e veias proeminentes e estão em pecíolos longos ocos que se irradiam a partir do tronco. A vida média de uma folha é de 4 a 6 meses. Durante os meses frios do inverno as folhas degeneram e caem gradualmente.
As flores formam-se no tronco durante a fase de crescimento da árvore. Normalmente, o tronco grosso, o mais prolífico a floração será. As flores, geralmente solitárias no final de uma longa haste pendular, surgem cada axila foliar. As flores são todas do sexo feminino.
Os frutos crescer logo após a floração, atingindo uma fase de expansão máxima durante outubro e novembro. Neste ponto, os frutos atingem um comprimento em média 12 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura. Apresenta divisão (gomos) com cinco lados, arredondada na extremidade da haste e apontando para o ápice. O início da maturidade é reconhecido pelo amarelecimento laterais do fruto. A carne do Babaco é muito suculentos, ligeiramente ácidos e com pouco açúcar. A pele lisa, fina também amadurecida é comestível.

Não se conhece plantio ou pomares em larga escala aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário