ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

sábado, 30 de outubro de 2010

AMENDOA (Prunus amygdalu)



Foto 1 (flores)
foto 2 - futos secos
Quando se fala de amêndoa, automaticamente nos ocorre na lembrança, umas das iguarias das festas natalinas, aquelas conforme mostra as fotos 1, 2 e 3 (Prunus amygdalu) ou árvores de folhas caducas que são comuns em áreas urbanas (praças públicas, ruas ou nos quintais de residências). No entanto, devemos conhece-las e diferenciá-las, as que conhecemos aqui no Brasil, segundo alguns estudiosos, foi introduzida no inicio do século XX é uma espécie rústica e de rápido crescimento e amplamente utilizada para fins ornamentais (Francis, 1989) e medicinais (Ficarra, 1997; Thomson & Evans, 2006), de produção de madeira, em reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e rural (Meneses et al., 2003; Angel et al., 2003). A que chamamos de amendoeira comum é a Terminalia catappa L., pertencente à família Combretaceae, (foto 4 e 5) que tambem é conhecida popularmente como amendoeira-da-índia, chapéu-de-sol, guarda-sol, sombreiro, amendoeira-da-praia, castanhola, castanholeira e sete-copas. Ocorre em estado nativo em algumas ilhas da costa da Índia e da Malásia, na orla marítima até bem próximo do mar, em ambientes arenosos e salinos de restingas e de praias. Presentes em quase todas as regiões tropicais do planeta.
foto 3 (frutos)
A amendoa Prunus amygdalus Batsch é da Família Rosaceae, é originária das regiões quentes e áridas do Oeste da Ásia, sendo levada, provavelmente, para a Grécia e Norte da África durante a época pré-histórica. Alguns autores, porém, consideram o Norte da África como local de origem desta espécie. Bastante semelhante ao pessegueiro (Genero Prunus), porém, em geral, apresenta maior porte em tronco mais grosso; são um pouco mais curtas e de um verde mais claro; as flores são róseas claras e o fruto é oblongo, comprido e de um verde acinzentado. A parte comestível é a semente (amêndoa) que são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada. Não há descrição dessa variedade cultivada comercialmente no Brasil, não foram, inclusive, encontradas descrições de outras cultivares.

Fotos 4 e 5 (Terminalia catappa L)

 Foto 4 - futo
Foto 5 - flores








Nenhum comentário:

Postar um comentário