ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

domingo, 8 de agosto de 2010

ABIU (Pouteria caimito)

Pouteria caimito
Lucuma caimito (Ruiz & Pav.) Roem & Schult
Família: Sapotaceae
Genero: Pouteria
Espécie: P. caimito

“Fruta com ponta” é o que significa na língua tupi-guarani, o Abiu, típico da região amazônica, arvore frondosa que freqüentemente pode chegar a 20 metros de altura, com folhas lisas e brilhantes, onde em algumas regiões do Brasil, o abieiro pode produzir até 1.000 frutas. Erroneamente, alguns autores o classificam como originário do Perú, no entanto, são frutos parecidos e de outros gêneros, como nomes populares de quixaxá ou tutiribá.
Com muitos sinônimos botânicos tais, como: Pouteria lasiocarpa (Mart.) Radlk; Pouteria laurifolia (Gomes) Radlk; Pouteria leucophaea Baehni; Pouteria temare (Kunth) Aubrév; Richardella temare (Kunth) Pierre, e muitos outros. Outras variedades ocorrem em países da America do Sul (Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Guianas), e da América Central (Costa Rica, Nicarágua e Panamá).
Quando maduro, tem forma ovóide ou esférica, coloração amarela, casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. Outra variedade exótica é o Abiu roxo (Chrysophyllum caimito), de origem da América Central e Antilhas, incluindo o Haiti e Cuba, mais ocorrem também em algumas regiões do Brasil. De mesma cor "aroxeada" a espécie Chrysophyllum paranaense, é nativo do Brasil e de frutos também deliciosos, porém menores e esféricos de casca muito fina.
Apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera exclusivamente de quintal e de pomares não-comerciais, para se ter uma idéia, apenas 14 toneladas foram comercializada num período de dez anos (2000 a julho de 2010), números das centrais Rio/São Paulo. Uma das hipóteses para o seu baixo consumo comercial, ou seja, a fruta deve ser consumida quando estiver bem madura e amarela; se ainda, não estiver totalmente madura, a casca solta um líquido branco, viscoso, que logo prende aos lábios, dando uma reação muito desagradável e sua característica é sua maturação ainda na arvore e apresenta aspecto feio, com pequenas manchas escuras, que comercialmente não é atrativo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário