ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

terça-feira, 5 de julho de 2011

BACABA (Oenocarpus bacaba Mart)


Familia: Arecaceae
Nome comum: Bacaba, bacaba-açu, bacaba verdadeira
Nativa e distribui-se por toda Bacia Amazônica, essa Arecaceae, possui como habitat as matas altas de terra firme. Palmeira de estirpe lisa pode atingir até 20 metros de altura e 20 a 25 cm de diâmetro. Também são encontradas nas florestas do Pacífico e no oeste da Colômbia
Finalidade terapêutica : o "suco" ou "vinho" da bacaba é recomendado às pessoas que precisem de uma alimentação rica em vitaminas e proteínas ou necessitem ganhar peso.
Apensar de ser a menos explorada das palmeiras frutíferas da Amazônia, principalmente das mais conhecidas, como açaizeiro e pupunheira, muitos a consideram a de porte mais elegante em termos ornamentais, em relação as outras "oenocarpus". O seu fruto, como o do abacate, é considerado "gordo" pelo homem do interior, graças à sua grande concentração de proteínas.

O fruto é uma drupa subalongado quando jovem, subglobosa quando adulto, podendo atingir até 3,0 gramas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento lento.
A produção geralmente inicia após os seis anos de idade, quando a planta atinge entre 3 m a 4 m de altura. Os cachos pesam normalmente 6 a 8 quilos, podendo ocorrer acima de 20 quilos.
A polpa do fruto é utilizada no preparo do "vinho de bacaba” com os “coquinhos” (frutos) e os restos de macerado da polpa pode ser utilizados na alimentação de aninais (suinos e aves).
As folhas são usadas pela população ribeirinhas e do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio, viga e cabo de ferramentas.
Nos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, existe uma espécie conhecida como Bacaba-de-leque, cujo as folhas chega a medir 5 metros de diâmetro.
Outra característica dessa variedade são as flores, quando jovens, tem coloração entre branca e amarela, depois, ficam mais vermelhas e formam cachos parecidos com um "rabo-de- galo".
Os frutos são pequenos e arredondados, tem coloração roxo-escura e a sua polpa são comestível, contendo uma semente. Dele se faz um vinho de sabor agradável, licoroso, muito semelhante ao vinho do Açaí, inclusive em termos nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário