ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ANANÁS (Ananas sativo, Lindl)


O Ananás, para alguns autores é uma variedade de abacaxi, geneticamente desconhecido, apenas se diferencia no formato. Onde o ananás tem a forma cilindro-arredondado, o abacaxi é cilindrico-conico na extremidade. Tem sabor menos acentuado e botanicamente é espécie tipo planta acaule. Para os autores Eurico Teixeira em FRUTAS DO BRASIL e Renato Braga em PLANTAS DO NORDESTE o ananás e o abacaxi são parecidos, mais inconfundíveis.
Para esses autores, o Abacaxi, tem polpa macia, doce-acidulada, muito aromática e saborosa, contrasta com a do Ananás, que mais é áspera e ácida, de sabor e perfume menos acentuados.
Com sinônimos botânicos de Ananas sativus Schult, var. pyramidalis Bert., Ananas pyramidalis Mill., Bromelia Ananas L. var. pyramidalis Arr. Cam., da família das Bromeliáceas, variedade de ananás, geneticamente de formação obscura, e geograficamente brasileira.
Felisberto Camargo, pesquisador da família das Bromeliáceas, dividiu as variedades de Ananas sativus em três grupos distintos de variedades numerosas, quer puras ou híbridas.
a) – Variedades cujos sincarpos aumentam de volume com a maturação. Sincarpo comestível, rico de suco. Folhas sem espinhos ou quase inermes;
b) – Variedades cujos sincarpos aumentam de volume com a maturação. Sincarpo comestível. Folhas
com espinhos;
c) – Variedades ou formas cujos sincarpos não aumentam de volume com a maturação. Os sincarpos não são comestíveis. Folhas com espinhos ou sem espinhos. Formas ancestrais mal estudadas.
O gênero Ananas é numeroso e merece atenção para os que pesquisam as variedades, algumas consideradas como não comestíveis, apenas como ornamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário